Business Intelligence

  • Caracterização das Necessidades de Análises

     

    A utilização de técnicas que estimulam a reflexão e o diálogo sobre os resultados obtidos (foco no passado) e descoberta de possíveis análises de tendências (foco no futuro), contribuem com a exploração do potencial de análises para Business Intelligence, existente e ainda não utilizado, ou subutilizado, pelos Processos do Negócio. A expansão da capacidade de Business Intelligence da empresa é decorrente da exploração do potencial de análises e conseqüente identificação de necessidades a serem atendidas através do desenvolvimento de Iniciativas de BI.

    A NEXON conduz a caracterização das necessidades de análises por Processo do Negócio, a fim de garantir a integração e compartilhamento das análises entre as diversas Unidades Organizacionais, que visam atingir objetivos comuns. As necessidades identificadas são empacotadas em Iniciativas de BI (Data Mart, Data Mining etc) a serem desenvolvidas, de acordo com a prioridade atribuída as mesmas, através da aplicação de critérios como: impacto sobre o negócio (vínculo com uma estratégia) e nível de risco (dificuldade de obtenção e nível de confiabilidade das informações).

    As Iniciativas de BI são consolidadas em um Plano de Implementação, levando em conta a interdependência entre elas e a priorização definida, o qual deverá ser acompanhado e revisado ao longo do desenvolvimento dos projetos, com base nos resultados obtidos e nas estratégias do negócio.

  • Avaliação da Arquitetura de Data Warehousing

     

    Devido ao alto investimento exigido para a implantação de um Ambiente de BI, tanto no que se refere à aquisição de uma nova infra-estrutura tecnológica, quanto ao desenvolvimento de projetos, é fundamental a adoção de uma abordagem evolutiva para a criação deste ambiente.

    Para que o Ambiente de BI se mantenha adequado às necessidades de exploração das informações, é necessária a definição e planejamento de ações necessárias, para que a Arquitetura de Data Warehousing evolua de acordo com o ritmo e velocidade de expansão da capacidade de Business Intelligence da empresa.

    Por este motivo, a NEXON utiliza a filosofia da Fábrica de Informações, proposta por Bill Inmon, para avaliar a Arquitetura de Data Warehousing, frente às necessidades de análise identificadas, propondo a implementação dos componentes apropriados aos tipos de análises e tipos de usuários, e com isto atribuir uma maior efetividade ao processo de Data Warehousing.

  • Desenvolvimento de Data Warehouse

     

    O Desenvolvimento de Data Warehouse inicia com a modelagem do Data Warehouse e opcionalmente ODS (utilizando a técnica de modelagem relacional) para a estruturação das informações a serem utilizadas pelos componentes de disponibilização da Arquitetura de Data Warehousing: Data Mart, Data Mining e Exploration Warehouse.

    Com a Arquitetura de Dados do Data Warehouse definida, o passo seguinte é o desenvolvimento da Camada de Integração DW, responsável pela extração dos dados das fontes (sistemas transacionais, planilhas, fontes externas etc), transformação destes dados para uma visão corporativa (através de procedimentos de consolidação, conversão e limpeza) e carga no Data Warehouse / ODS.

  • Desenvolvimento de Data Mart

     

    O Desenvolvimento de Data Mart inicia com a modelagem do Data Mart (utilizando a técnica de modelagem multidimensional) para atender as necessidades de análise identificadas junto aos usuário.

    Com a Arquitetura de Dados do Data Mart definida, o passo seguinte é o desenvolvimento da Camada de Integração DM, responsável pela aquisição dos dados junto ao Data Warehouse/ ODS, transformação dos mesmos em visões específicas e carga do Data Mart, e desenvolvimento da Camada de Disponibilização, responsável por definir e disponibilizar as consultas/relatórios, levando em conta os tipos de usuários que devem ser atendidos.

  • Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Business Intelligence

     

    A NEXON oferece como serviço, a Gestão de Projetos de Business Intelligence empregando práticas do PMBOK, para obtenção de qualidade no desenvolvimento de BI, balanceada aos requisitos de prazos e custos.